segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Paralisia do Sono

Diversas culturas têm sua forma de explicar o fenômeno da Paralisia do Sono.
Veja no final do post!

A Paralisia do Sono ocorre quando nosso cérebro acorda de um estado REM¹, porém, nosso corpo não "acorda", isto é, permanece imóvel, mesmo quando tentamos nos mover, ficamos incapacitados de falar ou de se mexer por alguns segundos ou até minutos. Na cultura brasileira, existe a lenda da pisadeira, em que, durante o sono, uma lendária mulher pisa sobre o peito da pessoa que está dormindo e esta vê tudo e nada pode fazer.



Muitas pessoas sofrem de Paralisia do Sono e, por não entenderem exatamente porque isso ocorre, ficam extremamente assustadas. Isso porque, durante a Paralisia do Sono, algumas pessoas podem ter alucinações: verem imagens, escutarem sons estranhos e, até mesmo, a sensação de estarem sendo puxadas ou sufocadas.

Eu mesma, sempre tive esse problema e, por não saber pelo o que estava passando, ficava bastante assustada. Quando eu acordava, não conseguia me mover nem abrir os olhos. Algumas vezes, ocorria logo quando me deitava para dormir, eu sentia ser puxada por alguma coisa, depois escutava sons desagradáveis que pareciam vir do centro de minha cabeça, como uma televisão fora do ar, e imagens apareciam diante de mim. Para tentar me mover e despertar, tentava mover o dedo mindinho e, com muito esforço, eu conseguia acordar.

A Paralisia do Sono é um mecanismo neuro-fisiológico natural, que ocorre com todos nós, porém ela se torna um distúrbio, quando ocorre um erro desse mecanismo natural. Durante os sonhos o cérebro envia glicina que paralisa os músculos no início do sono, evitando assim, que nosso corpo atue durante um sonho. Quando a paralisia dos músculos não chega após o adormecer - e com isso a pessoa pode falar e se mover enquanto sonha, mesmo inconsciente - ou então, quando ela não desaparece quando você desperta, é a prova de que há algo errado.

As causas desse distúrbio são várias: stress elevado, privação de sono, sono induzido através de medicamentos, ou então, isso pode ser um sintoma da Narcolepsia².

Na projeciologia³ ou conscienciologia*, a Paralisia do Sono é chamada de Catalepsia Projetiva e é um dos sintomas que os praticantes de Viagem Astral sentem ao experimentarem um fenômeno chamado de EFC - Experiência Fora do Corpo - ou OBE - "Out Of Body Experience".

  • Veja mais sobre esse assunto no post:

No meu caso, notei que isso ocorria quando estava muito estressada ou quando dormia em um horário diferente ou deixava de dormir como de costume. Agora, quando isso ocorre, apenas relaxo e espero acabar. Em poucas vezes consegui realizar um sonho lúcido e, quando acontecia, aproveitava o momento mesmo sendo rápido. Notei que alguns sonhos podem ser reveladores e agora vejo essas experiências como uma forma de me conhecer melhor. Não tenha medo, ficar assustado só fará você ter experiências ainda mais desagradáveis e, algumas vezes, aterrorizantes.

Não durma de barriga para cima; tente dormir em um local silencioso; não deixe de dormir bem e caso sinta-se estressado ou com sintomas de depressão ou de Narcolepsia, procure um médico.


Saiba o que quer dizer:

¹ REM: o Sono R.E.M (rapid eye moviment ou movimento rápido dos olhos) é uma fase de nossos sonhos em que eles parecem extremamente reais. Nessa fase, o cérebro bloqueia os neurônios motores para que o corpo não obedeça as ações que fazemos durante um sonho.

² Narcolepsia: é um distúrbio do sono caracterizado por sonolência excessiva.

³ Projeciologia: Estuda as projeções da consciência para fora do corpo humano.

* Conscienciologia: Estudo da consciência ( o ego, a personalidade, a individualidade, a alma, o espírito, a essência...)

Veja aqui as Referências Culturais!

Existem várias manifestações culturais em países diferentes que tratam do fenômeno da paralisia do sono:
 
  • Na cultura Hmong, é descrita uma experiência chamada “dab tsogou” ou "demônio apertador". Frequentemente, a vítima afirma enxergar uma figura pequena, menor que uma criança, sentando em sua cabeça ou peito.
     
  • No Vietnã, chama-se “ma de”, que significa "segurado por um fantasma", já que lá acreditam que fantasmas entram no corpo das pessoas, causando a paralisia.
     
  • Na China, são as “guǐ yā shēn ou guǐ yā chuáng”, que quer dizer “corpo pressionado por um fantasma" ou "cama pressionada por um fantasma".
     
  • Na cultura japonesa, a paralisia do sono é conhecida como “kanashibari”, que significa literalmente "atado ao metal".
     
  • Na cultura popular húngara é chamada “lidércnyomás” e pode ser atribuída a um número de entidades sobrenaturais como aparições, bruxas ou fadas.

6 comentários:

  1. Ola Sabrina, achei interessante esse post, pois tenho isso, inclusive ontem tive quando fui dormir.
    Fico apavorada quando volto ao normal e fico até lutando contra o sono para não ter de novo.
    Será que isso poderia levar a catalepsia?
    Quanto tempo dura esse tormento?
    Tem remédio?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Idenilse! Acontecia o mesmo comigo..eu tentava ficar acordada por causa do medo, mas era mt difícil! Vc deve entender...

    Como eu disse no texto, pode ter várias causas por exemplo: muitas vezes vamos dormir exaustos (cansados tanto mentalmente quanto fisicamente, com stress, etc) e isso pode levar vc a chegar ao estado REM do sono muito rápido, apesar de estar consciente, causando essas experiências ruins...no meu caso era por isso - talvez tb no seu.

    Mas ñ se preocupe, é normal. Não tem perigo de isso ser uma catalepsia patológica, ja q é apenas ao dormir.

    Existe remédio para controlar isso, mas nunca usei, nem procurei médico por causa disso.

    Quanto ao tempo, ñ posso dizer, ultimamente ñ tenho tido mais..talvez vc esteja passando por alguns problemas q te deixaram esgotada.

    O q atrapalha é pq temos mt medo na hora, ñ tem perigo de vc ficar parada pra sempre, por isso ñ se preocupe, apenas relaxe, ñ tenha medo e tente mexer as extremidades do seu corpo para ajudar a acordar...

    No meu próximo post vou falar sobre os sintomas da Projeção da Consciência e falar mais sobre esse tema..muito do q sentimos ao sonhar é explicado pela projeciologia. Talvez vc se identifique.

    Qualquer dúvida é só comentar! Bons sonhos!

    ResponderExcluir
  3. Oii Amiga Adorei seu espaço e que post interessante e curioso realmente um tema sério,as vezes durmo e acordo mais cansado ainda,é estranho parece que trabalhei a noite toda,rsrrs..mas estava dormindo!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  4. Sabrina anjo amigo. Algumas vezes eu tive isso e acontece do nada, pensa dormindo normalmente, mas é um sono que incomoda, pois sempre quero acordar e não consigo... Eu já pedi para meu marido para acordar-me se ele percebe-me a respiração estranha, porque eu realmente respirar profunda e forte para tentar sinal de que ele me acordar.
    A pessoa pensa está acordada, mas ver a realidade, como alucinações; enfim é muito louco esse momento de transe. Abraços ternos. Kaoma

    ResponderExcluir
  5. *mundo virtual: Oi, muito obrigada pelos elogios! Sabia q foi comprovado q o fato de vc acordar cansado é devido a falta de fases mais profundas do sono? Isso pode ser causado por vários motivos, tomar muito café ou chocolate a noite, comer demais ou, até mesmo, algumas doenças como o bruxismo por exemplo, q é o ato de ranger os dentes.. (eu tenho isso! >_<) e muitas outras coisas...isso é uma ideia para um próximo post :D Obrigada pela visita :)

    *Kaoma: Oi amiga! Eu espero q essas dicas te ajudem um pouco..ñ fica assustada ok? Obrigada pela visita =**

    ResponderExcluir

Comente! Deixe sua opinião ou dúvida. Eu responderei assim que eu ver! Obrigada pela visita.

* Para colocar um emoticon, basta colocar o código dele, ao publicar o comentário ele aparecerá.

OBS: Os comentários são moderados. Só publicarei seu comentário depois de ler.
Fico feliz pela sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...