terça-feira, 20 de setembro de 2011

Os 12 mais bizarros distúrbios do sono

1) Sexomnia

Também denominado de "sonambulismo sexual", quem tem esse problema, durante o sono, pode gemer de forma sexual, masturbar-se intensamente e em casos mais graves atacar quem estiver por perto em busca de sexo, levando a estupros.

Como estão dormindo, ao acordarem não lembram do que fizeram e, quando são avisadas por alguém, sentem-se constrangidas para falar sobre o assunto e isso acaba impedindo que o doente procure um especialista. Stress elevado, uso de drogas, principalmente de álcool, ansiedade e predisposição genética são algumas causas desse distúrbio.

No Reino Unido e no Canadá já ocorreram situações em que homens acusados de estupro foram absolvidos, pois alegaram ter praticado o assédio sexual por causa desse distúrbio.


2) Transtorno Alimentar Noturno




Durante a manhã muitas pessoas fazem aquele esforço para resistir as mais saborosas delícias com medo de engordarem ou pensando em sua saúde, todavia, à noite, levantam-se e atacam a geladeira e ao amanhecer acordam e de nada lembram do que fizeram. Alguns até conseguem ligar o fogão e picar alimentos. Dá para imaginar o perigo?




3) Sonambulismo




Esse é bastante conhecido. Os sonâmbulos andam pela casa e realizam atividades ainda dormindo: abrem portas, janelas e etc. Recomendo que acorde o sonâmbulo, nunca que sabe o que ele pode fazer inconsciente! Note que a Sexomnia, o Terror Noturno e o Transtorno Alimentar Noturno tem uma grande relação com o sonambulismo.





4) Terror Noturno





Acontece principalmente com as crianças. Ao dormir, inconscientemente, durante um pesadelo a pessoa pode abrir os olhos, gritar, quebrar objetos e depois voltar a dormir como se nada tivesse acontecido.  Imagine o desespero de quem estiver por perto!





5) Paralisia do Sono

Muitos acreditam que esse distúrbio explica as "abduções alienígenas". Quem sofre da paralisia, durante um sonho ou ao acordar, não consegue se mover. Também pode vir acompanhada de alucinações, sensação de estar sendo perseguido ou de ser sufocado.
Saiba mais sobre esse distúrbio no post:




6) Síndrome da Cabeça Explosiva

Quem sofre com isso acorda após escutar sons altos vindos de sua própria cabeça que variam de pessoa para pessoa - algumas vezes como explosões, por isso o nome. Importante lembrar que não sentem dor quando isso acontece, é só o barulho. Não é uma doença grave, porém os médicos ainda não conseguem explicar de onde vem esses sons.

Meu palpite é que sejam apenas os Sons Intracranianos, um dos sintomas da projeção da consciência, que qualquer pessoa pode ter. Eu tenho isso as vezes, realmente é um som muito alto de dentro da nossa cabeça e os sons podem variar - já escutei chiados bastante altos e risos. Quando eu não entendia o que era, realmente morria de medo! 

Saiba sobre os Sons Intracranianos no post:


7) Distúrbios do comportamento REM.





Se alguns ficam paralisados na cama, outros já chutam, correm, falam e tudo isso enquanto dormem! Esse lembra o sonambulismo, principalmente, pelo perigo de lesões durante o sono. Ocorre mais com idosos e pode ser um indício da doença de Parkson.




8) Alucinações




Enquanto sonhamos é normal vermos coisas estranhas, mas e quando acordados? Ao acordar as pessoas veêm objetos estranhos pelo quarto, animais, vultos e etc. Eu já tive isso às vezes, mas nunca vi nada de tão assustador. Esse tipo de alucinação ao acordar é chamada de alucinação hipnopopônica.




9) Síndrome das Pernas Inquietas





Quem possui esse distúrbio neurológico do sono, sente uma sensação desagradável nas pernas antes de dormir, precisando mover as pernas para aliviar a dor. Mas ao pararem de mover as pernas o tormento volta. Veja esta entrevista no Programa do Jô que fala sobre esse problema:






10) Pesadelos





 Pesadelos todos nós possuímos, mas quando ocorrem com frequência pode ser um indício de distúrbio. Quem sofre com isso acorda tão assustado que tem medo de voltar a dormir. O stress e a privação de sono podem ser possíveis causas.




11) Insônia





Muitas pessoas passam por esse problema que é caracterizado pela falta de sono e por isso não conseguem dormir, causando sonolência e falta de concentração durante o dia.





12) Apnéia do Sono




Ao dormir a pessoa suspende a respiração durante o sono repetidamente, assim, despertando várias vezes à noite, levando a um descanso insuficiente.

8 comentários:

  1. Olá,

    caramba, eu não sabia que tinha tanto distúrbio relacionado ao sono.

    abraço

    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulão! É verdade. Isso atrapalha a vida social de muitas pessoas. Ter uma boa noite de sono é crucial para trabalhar, estudar e realizar nossas atividades diárias com eficiência.

    Obrigada pela visita.^^ fico feliz que esse post tenha sido útil para você. Beijos =*

    ResponderExcluir
  3. AH,acho eu que o distúrbio que tenho, desses que publicou,é a insônia!


    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Paulo!

    Existem 3 tipos de insônia: a transiente (acontece de vez em quando), a intermitente (vem e vai) e a crônica (aquela que acontece sempre). O stress, a ansiedade, ou uso de medicamentos com cafeína, podem causar esse distúrbio.

    Amigo, espero que você procure um médico, pois esse problema afeta muito nossa disposição durante o dia.

    Obrigada pela visita =*

    ResponderExcluir
  5. Nossa Sabrina, também não sabia de tudo isso não...
    Graças ao bom Deus, devo ter um cérebro de pistola 7 milímetros rsrsrs
    Pois funciona muito bem, e quando vai descansar fica bem travado, sem problemas de sono, insônia, pesadelos ou dor de cabeça.
    Muito relevante, gostei!

    ResponderExcluir
  6. André você é uma pessoa de sorte!
    Desses distúrbios eu tenho 2: a Paralisia do Sono (que é a mais frequente) e as alucinações. Mas já estou tão acostumada que nem me assusta mais! :6

    ResponderExcluir
  7. Nossa muito doido eu não sabia muito doido eu tive uma vez esse do ruido,é um ruido muito ruim.

    ResponderExcluir
  8. Oi Administrador! Esse é um dos sintomas da Projeção da Consciência. Leia o post "A Projeção da Consciência e seus sintomas" que você entenderá do que se trata. Beijos =*

    ResponderExcluir

Comente! Deixe sua opinião ou dúvida. Eu responderei assim que eu ver! Obrigada pela visita.

* Para colocar um emoticon, basta colocar o código dele, ao publicar o comentário ele aparecerá.

OBS: Os comentários são moderados. Só publicarei seu comentário depois de ler.
Fico feliz pela sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...