quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ratinhos brancos como bichinhos de estimação

E você? O que acha de criar o conhecido "rato de laboratório"? Se criados eu condições apropriados são dóceis, de fácil manejo e muito inteligentes.  O Wistar é uma linhagem albina da espécie Rattus norvegicus. Desenvolvida no Instituto Wistar na Filadélfia. Esta linhagem foi a primeira a ser utilizada como organismo-modelo numa época em que pesquisadores utilizavam primariamente camundongos da espécie Mus musculus.



Esse vídeo é muito legal, recomendo que vejam.


Esse aqui é o meu bebê que ganhei de um amigo. Super dócil e guloso!


Características:

  • Tamanho: Quando adultos de 30 a 50 cm contando com a cauda.
  • Alimentação: São onívoros. Sua alimentação deve ser ração peletizada própria para animais de laboratório (labina) por conter todos os nutrientes e vitaminas necessárias, porém, é difícil encontrar. Existe as rações extrusadas para hamsters e outros roedores que tambem podem ser utilizadas como base da sua alimentação, e barra de cereais para aves também.
  • Peso: Quando adultos, alguns machos podem passar de 500 gramas.
  • Média de vida: 2,5 à 3 anos.
  • Comportamento: Animais gentis, inteligentes, curiosos e facilmente manipuláveis, de todos os roedores mantidos como animais de estimação são uns dos mais inteligentes e interativos. É recomendável manter mais de um exemplar junto, inclusive machos.
  • Reprodução: Período de gestação de 21 a 25 dias.
  • Ordem: Rodentia.
  • Família: Muridae.

A maioria das linhagens de ratos de laboratório descende de uma colônia estabelecida no Instituto Wistar em 1906 pelo fisiologista americano Henry Donaldson, pelo administrador científico Milton Greenman e a embriologista Helen Dean King.
A linhagem Wistar é uma das mais utilizadas mundialmente em pesquisas de laboratório e sua importância deve-se ao fato de o Dr. Donaldson e sua equipe terem realizado inúmeras pesquisas para obter dados fundamentais, principalmente curvas de crescimento do animal, do crânio, do esqueleto e de vários órgãos individualmente. Todos esses resultados foram reunidos no famoso livro "The Rat: Data and References Tables for the Albino Rat (Mus norvegicus albinis) and the Norway Rat (Mus norvegicus)", cuja primeira edição foi publicada em 1915.
Ratos Wistar são caracterizados pelas orelhas alongadas, cabeça grande e comprimento da cauda sempre menor que o comprimento corporal. A gestação dura de 20 a 22 dias e o desmame ocorre com 17 a 19 dias de idade. São considerados animais dóceis, de fácil manipulação e têm boa capacidade de aprendizado. Apresentam, em geral, baixa incidência tumoral e a alopécia, algumas vezes temporária, é uma característica comum. A partir da linhagem Wistar, foram desenvolvidas as linhagens Sprague Dawley e Long-Evans.

3 comentários:

  1. Uma amiga minha tinha. Eu acho eles super fofos! Apesar de muitos acharem nojentos!

    ResponderExcluir
  2. Tb acho mto lindo :025 Mas muita gente tem mesmo nojo por ser um rato :027

    ResponderExcluir
  3. minha filha tem uma ratinha ela e linda, é muito dificil não ama-la....adote um vc tambem...
    -

    ResponderExcluir

Comente! Deixe sua opinião ou dúvida. Eu responderei assim que eu ver! Obrigada pela visita.

* Para colocar um emoticon, basta colocar o código dele, ao publicar o comentário ele aparecerá.

OBS: Os comentários são moderados. Só publicarei seu comentário depois de ler.
Fico feliz pela sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...