domingo, 18 de setembro de 2011

Quando o sono não é reparador: Por que algumas pessoas acordam cansadas?


Pode parecer estranho ou sem sentido, mas muitas pessoas sofrem com esse problema. Apesar de terem dormido bastante, acordam sentindo fadiga, sonolência diurna, falta de concentração e aquela sensação de dormir e acordar mais cansado ainda. Esse problema, muitas vezes, não é levado a sério por quem sofre com o sono não reparador, porém, em certas ocasiões, isso pode ser um risco para sua segurança. Imagine você digirindo para o trabalho ou manipulando uma máquina estando extremamente sonolento, isso pode colocar sua vida e a de outras pessoas em risco.


É provado por laboratórios de sono que o sono não reparador é causado pela falta de estágios mais profundos do sono. Você pode ter dormido 8 horas por dia ou mais e, mesmo assim, estar cansado e sem vitalidade, enquanto outra pessoa que dormiu apenas 4 horas está bem descansada e cheia de energia, isso porque o tempo que você realmente ficou relaxado foi insuficiente, mesmo que você tenha dormido por várias horas.

Cada pessoa possui uma necessidade individual de horas dormidas, algumas dormem por poucas horas, já outras pessoas não, mas, independente disso, o sono passa por várias fases, observe:


Várias são as causas de um sono não reparador como, por exemplo, distúrbios do sono - apnéia do sono¹ -, a fibromialgia², o bruxismo³, as mioclonias* e a síndrome das pernas inquietas** são exemplos.

Para dormir melhor algumas medidas podem ajudar: Tome um banho quente antes de se deitar; tenha uma rotina (horário para dormir e acordar); evite estimulantes à noite (chocolate, café, chá preto e medicamentos que contenham cafeína); não faça atividades físicas antes de dormir (por conta da adrenalina que pode prejudicar seu sono); não coma demais à noite e procure jantar comidas leves (nada de estimulantes!); seu quarto deve estar escuro e silencioso.

O que quer dizer?


 ¹Apnéia do Sono: É uma desordem do sono caracterizada pela suspensão repetida da respiração por 10 a 60 segundos quando dormimos, levando a queda do oxigênio no sangue e a despertares.



²Fibromialgia: É uma síndrome dolorosa não inflamatória, caracterizada por dores musculares, fadiga, distúrbios do sono, dor em pontos específicos do corpo e etc.



 ³Bruxismo: É ranger e apertar os dentes durante o sono. Causa dores faciais, dores de cabeça, desgaste dos dentes e danos à gengiva.




*Mioclonias: Contrações repentinas incontroláveis e involuntárias de um determinado músculo.



**Síndrome das pernas inquietas: é um distúrbio neurológico do sono em que a pessoa sente uma sensação desagradável nas pernas antes de dormir, sentindo a necessidade de movimentá-las para aliviar a dor.

2 comentários:

  1. Olá,

    gostei muito do post, bem explicativo e muito esclarecedor.

    abraço

    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Oi! Fico feliz que tenha sido útil para você :) Obrigada pela visita amigo.^^

    ResponderExcluir

Comente! Deixe sua opinião ou dúvida. Eu responderei assim que eu ver! Obrigada pela visita.

* Para colocar um emoticon, basta colocar o código dele, ao publicar o comentário ele aparecerá.

OBS: Os comentários são moderados. Só publicarei seu comentário depois de ler.
Fico feliz pela sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...